Listamos dez tourers que trazem o luxo e o requinte como diferenciais
Na última semana, a Harley-Davidson anunciou a chegada de sua nova linha touring ao Brasil. As novas Road King Classic, Street Glide, Ultra Limited e CVO Ultra Limited receberam uma série de implementos originados pelo Projeto Rushmore. Além do destaque para a refrigeração líquida nos cabeçotes para essas duas últimas, as motos contam agora com melhorias na ergonomia, no sistema de entretenimento e até freios combinados passam a fazer parte do cardápio de itens da H-D. No entanto, como não é apenas da marca de Milwaukee que vive o mototurismo, selecionamos dez modelos, que podem não ser as melhores escolhas para enfrentar o trânsito do dia-a-dia, mas tornam longos períodos de estrada tão prazerosos (ou mais) quanto em um sedã de luxo.
Anunciada para o Brasil pouco mais de um ano depois de sua estreia na Europa, a Triumph Trophy SE reúne itens que priorizam o conforto. Parabrisa com controle eletrônico, piloto automático, rádio com MP3 e comunicação Bluetooth; e computador de bordo são alguns dos equipamentos que vem de série nesta tourer. Para se mover com estilo pelas estradas, a Trophy faz uso de um propulsor com três cilindros em linha de 1.200cc.
O alvo da maior mudança da família touring da H-D é certamente a Ultra Limited, que, pela primeira vez na história da marca de Milwaukee, passa a contar com o apoio de um sistema de arrefecimento líquido. As mudanças, todavia não se resumem no propulsor, que ficou mais potente, e se estendem a uma central multimídia, mudanças na ergonomia e até alterações nas malas laterais que compõem o tourpack para melhorar a vida de quem viajar com ela.3/10 BMW R 1200 RT
A BMW equipou ainda mais a tourer equipada com motor boxer de 1.200cc. A começar pelo propulsor, que assim como acontece na R 1200 GS, passa a contar com refrigeração líquida para ficar mais potente. Faróis eletrônicos que viram junto com o guidão e iluminam o trajeto da curva e a suspensão semi-ativa Dynamic ESA fazem da R 1200 RT uma companhia ainda melhor para enfrentar o asfalto sem se importar com o destino.
Infelizmente longe do Brasil – pelo menos por enquanto –, a Victory aproveitou um de seus modelos com vocação estradeira para comemorar seus quinze anos de vida. Limitada a 150 unidades, a Cross Country Tour Limited Edition traz GPS da Garmin, sistema de som e bagageiros auxiliares em cima do bauleto e das malas laterais. Pintura especial e placas decorativas numeradas completam o visual para quem não abre mão de exclusividade para rodar por longas distâncias.
5/10 Harley-Davidson CVO Ultra Limited
Com apenas 30 unidades planejadas para o Brasil, a CVO traz todas as mudanças implementadas em sua versão convencional e o refinamento criado pela divisão de customização da Harley-Davidson. O destaque aqui vai para o esquema de cores especial e, claro, propulsor Twim Cam 110 de 1800 cm³, que além da preparação Screamin’ Eagle para ficar mais potente, recebeu o sistema de refrigeração mista ar/água.
Mais do que autonomia para grandes viagens, a BMW se preocupou em garantir a presença do luxo e do requinte na estrada ao projetar a K 1600 GTL. Ajuste eletrônico de suspensão, controle de tração e parabrisa eletrônico são apenas alguns dos pontos fortes da moto, que ainda traz sistema de som e faróis adaptativos, que seguem a trajetória da moto. Tudo isso impulsionado por um motor de seis cilindros em linha de 1.600cc.
7/10 Honda GL 1800 Gold Wing
Unanimidade quando o assunto é conforto para viajar em duas rodas, a Honda Gold Wing também fala alto no quesito segurança por ser a única dotada de air bag. No mais, conjunto de áudio com seis alto-falantes, computador de bordo com sistema de navegação e marcha ré se aliam ao motor boxer de seis cilindros opostos para oferecer um passeio luxuoso e confortável para o piloto e a garupa.
8/10 Can-Am Spyder RT
Manoplas aquecidas, kit de viagem com malas laterais, top case e parabrisa com ajuste elétrico. Até agora, as especificações condizem com as motos touring da lista, mas estamos falando do roadster Spyder RT. O triciclo com duas rodas dianteiras também é uma boa ideia para pegar estrada de uma forma diferente e, para provar que não fica em débito com veículos de duas ou quatro rodas, ainda traz piloto automático e sistema de áudio com conexão para iPod.
9/10 Yamaha FJR 1300AS
A FJR 1300AS vai além da suspensão com ajuste eletrônico e das manoplas aquecidas. Embora estes itens por si só já a classifiquem como uma tourer de respeito, a moto ainda alivia o piloto de acionar a embreagem a cada mudança de marcha. O Yamaha Chip Controlled Shift (YCC-S) faz com que as trocas sejam feitas pelo pedal ou por meio do botão localizado no manete. Controle de tração e um motor tetracilindrico de 1.298 cm³ completam o pacote.10/10Kawasaki Concours 14
Se a ideia é viajar e, além de tecnologia e conforto, agregar um pouco de velocidade ao passeio, a Concours 14 é a melhor escolha. Controle de tração, parabrisa com acionamento elétrico e, claro as malas laterais dão o toque tourer, enquanto o propulsor de quatro cilindros em linha de 1.352 cm³ derivado da mítica Ninja ZX-14R se encarrega de oferecer desempenho de sobra.
Nenhum comentário:
Postar um comentário