CUIDADO COM CORRENTE(RELAÇAO)
Pinhão, Corrente e Coroa (Relação)
Conjunto coroa e pinhao trabalhe "forcado". Troque o conjunto todo se preferir compre da marca Rifell (fabricada no SUL do pais)em primeiro lugar e em segundo VAZ pois a VAZ andou avacalhando com a qualidade de seus produtos o que faz durar bem menos.- Utilize a corrente DID Daido ou Regina que sao as melhores do mercado.
Não custa nada lembrar: Limpar a corrente pelo menos uma vez pela semana (aquele sábado de manhã, cedinho, antes de sair pra dar o rolê ou então naquela horinha reservada pra lavar a moto). Uma escova de dente, alguma chave (pra abrir a tampa do pinhão, varia de moto pra moto) e querosene. Abra a tampa do pinhão e com a ajuda do querosene e da escova de dente REMOVA TODA A SUJEIRA ou seja lá o que tiver no pinhão, corrente e coroa. Aproveite e avalie o estado do jogo. Caso algum componente esteja danificado, remova o conjunto inteiro.
1)Lave a corrente com querozene e pincel.
LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!
2)Os melhores lubrificantes para correntes são os sintéticos, Motul chain lube, Bel Ray chain lube e Motorex. Eles tem ótimo custo benefício, reduzem o atrito, evitam umidade, não lambrecam a roda, são fáceis de ser usado e podem estar sempre com você nas viagens.
Lubrificando:
Varia de gosto a gosto, mas no mínimo lubrifique com óleo SAE 80 ou 90. Quem tiver grana pra comprar aquela graxinha amarela da VAZ ou graxa náutica, tudo bem, melhor ainda
O melhor é o SAE 90 mesmo... graxa é graxa e óleo é óleo (que profundo...)As graxas são feitas com sabáo de lítio, sabão de cálcio ou sabão de molibdênio, servem para rolamentos, e outras coisas com folgas relativamente grandes...Não devem ser usadas em correntes, por causa dos anéis O'rings existentes nelas... (a não ser aquelas correntes marca AITO - que não tem O'rings e são iguais as de bicicleta...)O óleo 90 penetra melhor no interior dos Anéis, lubrificando o eixo existente nas correntes...Que vai lambuzar a roda, vai, mas fazer o quê, é o melhor lubrificante (fora esses importados cheio de firula, claro...)
Pra saber quando trocar a relação vc deve cuidar o desgaste, geralmente na coroa dá pra ver melhor. Quando os dentes estiverem gastos, num formato de ondas ou muito pontiagudos.
Se não da mais pra esticar a corrente, a coroa e o pinhão ja devem estar com os dentes sem uniformidade.Aconselho a trocar, pois uma relação ruim, pode lhe causar um tombo violento
Mudança da Relação:
Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)
Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.
Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.
E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.
Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa
Conjunto coroa e pinhao trabalhe "forcado". Troque o conjunto todo se preferir compre da marca Rifell (fabricada no SUL do pais)em primeiro lugar e em segundo VAZ pois a VAZ andou avacalhando com a qualidade de seus produtos o que faz durar bem menos.- Utilize a corrente DID Daido ou Regina que sao as melhores do mercado.
Não custa nada lembrar: Limpar a corrente pelo menos uma vez pela semana (aquele sábado de manhã, cedinho, antes de sair pra dar o rolê ou então naquela horinha reservada pra lavar a moto). Uma escova de dente, alguma chave (pra abrir a tampa do pinhão, varia de moto pra moto) e querosene. Abra a tampa do pinhão e com a ajuda do querosene e da escova de dente REMOVA TODA A SUJEIRA ou seja lá o que tiver no pinhão, corrente e coroa. Aproveite e avalie o estado do jogo. Caso algum componente esteja danificado, remova o conjunto inteiro.
1)Lave a corrente com querozene e pincel.
LUBRIFICAÇÃO DA CORRENTE: Todas as marcas recomendam que a cada 500 km você lubrifique a corrente, isso evita o desgaste excessivo apesar de sujar bastante a roda traseira, mas é mais barato limpar a moto toda semana que trocar um conjunto de relação que pode chegar a US$ 700,00 em algumas motos importadas. O lubrificante mais recomendado é óleo 90 (altamente viscoso) alguns preferem graxa náutica que é branca e não sai com água. Felizes os que tem eixo cardan!
2)Os melhores lubrificantes para correntes são os sintéticos, Motul chain lube, Bel Ray chain lube e Motorex. Eles tem ótimo custo benefício, reduzem o atrito, evitam umidade, não lambrecam a roda, são fáceis de ser usado e podem estar sempre com você nas viagens.
Lubrificando:
Varia de gosto a gosto, mas no mínimo lubrifique com óleo SAE 80 ou 90. Quem tiver grana pra comprar aquela graxinha amarela da VAZ ou graxa náutica, tudo bem, melhor ainda
O melhor é o SAE 90 mesmo... graxa é graxa e óleo é óleo (que profundo...)As graxas são feitas com sabáo de lítio, sabão de cálcio ou sabão de molibdênio, servem para rolamentos, e outras coisas com folgas relativamente grandes...Não devem ser usadas em correntes, por causa dos anéis O'rings existentes nelas... (a não ser aquelas correntes marca AITO - que não tem O'rings e são iguais as de bicicleta...)O óleo 90 penetra melhor no interior dos Anéis, lubrificando o eixo existente nas correntes...Que vai lambuzar a roda, vai, mas fazer o quê, é o melhor lubrificante (fora esses importados cheio de firula, claro...)
Pra saber quando trocar a relação vc deve cuidar o desgaste, geralmente na coroa dá pra ver melhor. Quando os dentes estiverem gastos, num formato de ondas ou muito pontiagudos.
Se não da mais pra esticar a corrente, a coroa e o pinhão ja devem estar com os dentes sem uniformidade.Aconselho a trocar, pois uma relação ruim, pode lhe causar um tombo violento
Mudança da Relação:
Por exemplo: Se o Pinhão for 14 e a coroa 42 (42/14=3)temos uma relação 3:1. (3 voltas do pinhão para cada volta da coroa)
Isso significa que aumentar 1 dente no pinhão é o mesmo que diminuir 3 dentes na coroa, e ficaria com a relação 2,8:1.
Agora, se vc diminuir a coroa em 2 dentes, terá uma relação pouco menos longa, 2,86:1.
E assim por diante. Com essa relação dá pra ter uma idéia do quanto se ganharia de velocidade final com uma relação mais longa (desde que o motor tenha força para manter o giro).Se vc baixar uma relação 3:1 para uma relação 2,7:1, ganhará 10% em velocidade final. Se era de 140Km/h, passará à 154Km/h, no mesmo RPM do motor.
Importante: verifique se o motor tem uma folga na potência para diminuir essa relação, senão a moto fica com a relação mais pesada, e fica pedindo marcha quando se pega uma subida ou se anda com garupa
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