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quarta-feira, 18 de julho de 2012

TOP 10:MANUTENÇÃO DE GARAGEM

Se um carro pode ser uma família em termos de gastos e manutenção, uma motocicleta é, no mínimo, uma filha. E como tal, exige uma parcela de tempo dedicado a pequenas tarefas que podem evitar dores de cabeça imensas no futuro. São pequenos cuidados que podem fazer a diferença entre poucas horas na garagem de casa e semanas nas mãos de um mecânico especializado. Para ajudar você, motociclista iniciante, a Agência Infomoto elaborou uma lista com dicas de manutenção simples que podem ser feitas por você - ou com a ajuda daquele seu amigo que entende tudo de moto - para manter a sua moto bem cuidada e ainda 


1 - Pressão dos pneus



É a tarefa mais simples de ser feita em qualquer veículo e, exatamente por isso acaba passando batido até pelos pilotos mais experientes. Consulte o manual do fabricante para saber qual a calibragem indicada para sua moto e faça a verificação semanalmente. Esse hábito simples ajuda a evitar problemas de estabilidade e frenagem que podem aparecer em pneus inflados demais ou murchos. E lembre-se, se for levar bagagem e garupa é preciso calibrar o pneu para o peso extra - para saber qual a calibragem correta verifique o manual do proprietário ou a etiqueta de advertência colada à moto.
 

2 - Mantenha-a limpa

Lavar a moto você mesmo é uma boa oportunidade para ver alguns detalhes que passariam despercebidos como um parafuso soltando, por exemplo. O processo é simples: ensaboe a moto utilizando uma esponja macia com uma mistura de água morna e um sabão de ph neutro para não corroer a pintura.  Remova-o bem para evitar encardidos e a seguir encere a pintura e as rodas. Cosméticos anticorrosivos também são benvindos, desde que se confie na procedência do produto.
 

3 -Substituir pastilhas de freio


Aqui, o trabalho começa na hora de comprar as pastilhas. Fique atento ao ano e modelo da sua moto na hora de comprá-las caso você opte por peças do mercado de reposição ao invés dos artigos originais da concessionária. Remover a pinça de freio requer as ferramentas certas e certa dose de perícia, portanto pode ser uma boa ter aquele seu amigo por perto.
 
4 - Tensão e lubrificação da corrente

                                                                                                                                                                  Outro cuidado simples é regular a tensão da corrente e lubrificá-la com óleo apropriado. Uma corrente tensionada de forma errada pode acarretar diversos problemas, desde uma troca de marchas desconfortável até defeitos sérios na suspensão e na transmissão. Para regular a corrente, consulte o manual do proprietário e peça para alguém montar na moto, assim você saberá o tamanho da folga que deverá deixar. Para lubrificar, utilize óleos específicos para correntes à venda no mercado.
 
5 - Trocar o óleo e o filtro

                                                                                                                                                               Tão importante quanto qualquer outro cuidado, é trocar o óleo e o filtro. O passo a passo correto varia de moto para moto, portanto convém consultar o manual do fabricante. No geral, o processo envolve remover o filtro e drenar o óleo velho com o motor aquecido (mas desligado). Depois de substituir o filtro e colocar o novo óleo, ligue a moto e fique atento para vazamentos, que podem ocorrer caso o parafuso do bujão ou algum outro não tenha sido fixado corretamente. O passo seguinte é desligar o motor, esperar uns cinco minutos para o óleo voltar ao reservatório e verificar o nível.
 

6 - Os cabos
                                                                                                                                                               Com o passar do tempo, o óleo e a graxa colocados durante a fabricação da moto irão secar e os cabos ficarão mais folgados. Isso fará com que o acelerador e a embreagem fiquem mais duros. Portanto, convém lubrifica-los de tempos em tempos e também ajustá-los. O ideal é consultar o manual do fabricante e pedir a ajuda de alguém que entenda para realizar o procedimento corretamente.
 

7 - Graxa e lubrificação
                                                                                                                                                                                                                

Lubrificar é preciso. Desta forma, acostume-se a ter contigo uma lata ou um spray de graxa para as dobradiças das pedaleiras, manetes e, claro, os cabos, conforme mencionamos no item anterior. Os parafusos das rodas e a balança também precisam de graxa, mas aqui o cuidado é redobrado. Afinal, os discos de freio não podem ter contato com o lubrificante em hipótese nenhuma.
 

8 -Substituição das velas

                                                                                                                                                                 Trocar as velas não é uma tarefa que será feita com muita frequência. Mas é necessária. Portanto, a primeira etapa é conferir o manual do fabricante para saber se o processo irá levar alguns minutos ou algumas horas. Depois, atenção ao código das velas para não substituir por outras que não sirvam. A identificação muda de acordo com o fabricante.
 

9 - Troca do fluído refrigerante

                                                                                                                                                              Caso você seja proprietário de uma moto com refrigeração líquida, você tem mais um item para dedicar atenção. Aproveitando que a esta altura o manual do usuário já não sai de perto de você, consulte-o para saber como ver o nível e o procedimento para troca do fluido de arrefecimento. Lembrando que a operação deve ser feita com o motor frio e que a mistura correta para ser substituída costuma ser de 50% de fluído e os outros 50% de água destilada.


10 - Bateria

                                                                                                                                                                 Se mesmo depois de todos esses cuidados você for obrigado a deixar sua moto na garagem por um bom espaço de tempo, os mecânicos indicam desligar o polo positivo da bateria. Esse procedimento impede que a carga seja perdida.

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